espoter torcidas forumbrasil.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Palavras-chaves

Parceiros
Fórum grátis



Rio Claro Futebol Clube-Rio Claro/SP

Ir para baixo

Rio Claro Futebol Clube-Rio Claro/SP Empty Rio Claro Futebol Clube-Rio Claro/SP

Mensagem por uchoa Dom Abr 15, 2012 7:23 pm

Rio Claro Futebol Clube-Rio Claro/SP Rio_claro_2011Rio Claro Futebol Clube
Fundado em 09 de maio de 1909
Endereço: Rua Onze, 122 CEP 13501-280 -
Estádio Dr. Augusto Schmidt Filho (Schimitão)
Capacidade: 10 000 pessoas
Site oficial: www.rioclarofc.com.br




Rio Claro Futebol Clube-Rio Claro/SP Rio_claro_mascote
Galo é o Mascote



Rio Claro Futebol Clube-Rio Claro/SP Rio_claro_escudo1

Confira a evolução dos escudos




Rio Claro Futebol Clube-Rio Claro/SP Rio_claro_camisa1_2011
Camisa n° 1 utilizada em 2011



Rio Claro Futebol Clube-Rio Claro/SP Rio_claro_camisa2_2011
Camisa n° 2 utilizada em 2011

Site Historiadores: www.memorialrioclarofc.com.br
Site da Torcida: www.sourioclarofc.blogspot.com

Hino

Letra

Irlandino de Matos, in memoriam

Execução de Ernesto Antunes Júnior


Rio Claro Futebol Clube
Meu querido Azulão
Rio Claro Futebol Clube
O clube do coração

És o clube das duas cores
Arrojado e valoroso
Não receia dissabores
Sorri sempre vitorioso

O teu passado te enobrece
O seu presente é uma glória
No futuro resplandece
O esplendor de sua história

Em cada cor que fulgurá
No teu nobre Pavilhão
É o timbre da Bravura
Que te sagra campeão

O Branco é a disciplina
O Azul a simplicidade
E o clube nos ensina
A ter força de vontade


Síntese da História (Parte I)





1909 - O INÍCIO

O Rio Claro Foot-Ball Club foi fundado em 09.05.1909 por três ferroviários senhores Bento Estevam de Siqueira, Constantino Carrocine e João Lambach, empregados da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, e pelo professor Joaquim Arnold, também atleta de futebol, campeão paulista da 1ª. divisão em 1906 pelo SC Germânia, clube dos descendentes de Alemães, hoje é o EC Pinheiros da Capital com atividades amadoras.

A primeira reunião dos fundadores do Rio Claro Foot-Ball Club foi em 09.05.1909 na Avenida 8 n. 2 no centro da cidade. Levado ao conhecimento da imprensa, o jornal O Alpha noticiou a fundação em 19.05.1909.

Este importante jornal que circulou em Rio Claro e interior do Estado de São Paulo, tem no Arquivo Histórico do Município de Rio Claro arquivo completo de 1901 até o primeiro semestre de 1925 depois exemplares avulsos de 1926 a 1927.

Como a AA Ponte Preta de Campinas, Ferroviária de Araraquara, Nacionl AC da Capital, EC Noroeste de Bauru, e tantos outros o Rio Claro FC é considerado um clube oriundo de ferrovias.

O nome adotado foi Rio Claro Foot-Ball Club em inglês porque foi Charles Muller, paulistano filho de ingleses que foi estudar na Inglaterra e trouxe o futebol para o Brasil em 1894.

Com o passar do tempo, o nome Rio Claro Foot-Ball Club foi aportuguesado para Rio Claro Futebol Clube, a exemplo de outros clubes brasileiros.

O nome escolhido Rio Claro foi para homenagear a cidade. Quem nasce em Rio Claro é rio-clarense, quem é torcedor do Rio Claro FC é rioclarista.

O prefeito no ano da fundação do Rio Claro FC, 1909 era o Major José Jacinto de Moraes e a cidade possuía quando muito 30.000 habitantes, mesmo levando-se em consideração que os municípios de Itirapina, Ipeúna, Corumbataí e Santa Gertrudes eram distritos de Rio Claro, portanto faziam parte de nossa cidade. 2009, ano do Centenário do Rio Claro FC o prefeito é Palmínio Altimari Filho e a cidade conta com aproximadamente 190.000 habitantes.

Desde a data da fundação utiliza as cores azul e branca em seu uniforme, mantendo firme esta tradição. O primeiro distintivo ou escudo tinha as letras RC para identificação do clube.

Todo clube de futebol tem um mascote para representá-lo. O mascote do Rio Claro FC é o Galo Azul e seu apelido é Azulão.

PRIMEIRA DIRETORIA

A primeira diretoria no ano de 1909 conforme noticiou o jornal O Alpha foi assim constituída:

Presidente: Celso de Lima
Secretário: José da Silveira Franco
Thesoureiro: Américo Mendes
Procurador: Adelino de Oliveira
Capitão: Fulgêncio de Godoy
Vice-Capitão: José Antonio Braga
Fiscais de Campo: Bernardino Brandão e Augusto Bull.
PRIMEIRO CAMPO EM 1909

O primeiro campo que o Rio Claro Foot-Ball Club treinava e mandava os seus jogos era no Bairro Cidade Nova. Alguns esportistas da cidade confirmaram que o campo ficava entre as Ruas 3-B e 4-B, e entre as Avenidas 10-A e l2-A, local que o jornal O Alpha citou inúmeras vezes como sendo no alto do Bairro Cidade Nova. Hoje esse campo não existe mais.

Este fato é inédito na história do Rio Claro FC porque se acreditava que o clube mandava os seus jogos desde a fundação no campo do Grêmio da Cia. Paulista. Com a abertura dos documentos do Arquivo Histórico do Município de Rio Claro, gentilmente pela nova administração municipal principalmente do jornal O Alpha a partir do ano de 1909, constatou-se a novidade.

No ano da fundação o Rio Claro Foot-Ball Club só treinava visando o primeiro jogo. No dia 08.12.1909 era inaugurado o campo no Bairro Cidade Nova, mas para nossa surpresa não foi uma partida de futebol e sim uma grandiosa festa social, local não mencionado, tendo destaque no jornal O Alpha e no periódico O Alvorada que citou que o orador foi o literato Pedro Alcântara.

PRIMEIRO JOGO REALIZADO EM 23.01.1910 NO BAIRRO CIDADE NOVA

Finalmente chegou o dia do primeiro jogo do Rio Claro FC. Tendo em vista ter dificuldades em arrumar adversários por ser um dos primeiros clubes do interior e do Brasil a ser fundado e por dificuldade de locomoção, sendo que o principal meio de transporte no início do século era o trem o clube jogou pela primeira vez em 23.01.19l0 contra o SC Caramuru da vizinha cidade de Cordeirópolis, por onde passava o tronco da linha férrea. Rio Claro FC 2x0.

O jornal O Alpha, caprichosamente deu a escalação dos dois times:

Rio Claro FC de 1910: Alfredo, Dicto e Fernandes, Zico, Martinho e Bull, Constantino, Saturnino, Rêmulo, Godoy e Ferreira.
SC Caramurú de 1910: Moreira, Pedro e Barbosa, Barroca, Horácio e Valério, Sebastião, Taung, Joaquim, Pierroti e Fontes.

Dentre os clubes do futebol profissional do interior de São Paulo e Capital, que estão participando de campeonatos no ano de 2009 da FPF, o mais antigo é a AA Ponte Preta de Campinas de 1900, seguido da AA Internacional de Bebedouro de 1906 e somente depois do Rio Claro FC fundado em 1909 é que aparecem os grandes clubes da capital como SC Corinthians Paulista de 1910, SE Palmeiras de 1914, São Paulo FC de 1935 e do litoral paulista o Santos FC de 1912.

O Rio Claro FC realizou o seu último jogo, primeiro e segundo quadro em 22.03.1914, no campo no Bairro Cidade Nova contra o SC Ausônia, nome de uma grande empresa no ramo de confecções da época que trouxe emprestado vários atletas titulares do SC Corinthians Paulista.

Por trazer jogadores do Corinthians julgamos que era um campo bem arrumado e com vários titulares do time mosqueteiro o SC Ausônia ganhou do Rio Claro FC por 4x3. Vamos divulgar a escalação do primeiro quadro de cada time.

1. quadro do Rio Claro: Rio Claro, Leite, Ribeiro e João Gemignani, Achilles e Brandão, Fulgêncio, Dario, Joaquim Arnold, Nenê e Titão.
1. quadro do SC Ausônia: Casimiro I, Fulvio e Casimiro II, Américo, Bianchi e César, Manoel e Apparício, Amílcar, Peres e Cotó.

A imprensa da época dava tanto valor aos jogos tanto do primeiro e do segundo quadro, que ao divulgar o evento somava o resultado das duas partidas, neste jogo então não sabemos quanto foi cada partida individualmente. Depois de um tempo começou a separar os resultados.

Curiosidade: O goleiro do Rio Claro FC nesse jogo tinha o apelido de Rio Claro, após pesquisas chegou-se a conclusão que se tratava do esportista Aníbal Jorge que também era ciclista e competia fora de nossa cidade, ganhando o apelido.

O Rio Claro FC treinou e jogou no campo no Bairro Cidade Nova desde a fundação em 1909 até 22.03.1914, quando realizou sua ultima partida.

Tendo em vista o futebol ganhar impressionante popularidade no cenário paulista e brasileiro o Rio Claro Foot-Ball Club solicitou à diretoria do Grêmio Recreativo dos Empregados da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, que cedesse o clube para mandar os seus jogos no local, por ser um recinto fechado e localizado na área central da cidade.

Após algumas exigências por parte da diretoria do Grêmio que constam no Livro Ata do próprio Grêmio à diretoria Rio Claro FC, que as aceitou, foi autorizado. Uma das exigências para justificar a cessão foi que passasse a ser chamado de Rio Claro Foot-Ball Club, do Grêmio.










Todos os títulos



Campeonatos, Taças Amistosas e Troféus Ofertados

1917- Troféu Estatueta de Biscuit, vencedor do amistoso contra o sobre o Ruggerone FC de São Paulo (3x1), oferecido pelo senhor José Castellano, da Fábrica de Cigarros Princeza D’Oeste.

1919- Taça Hussni & Marrach, em jogo único contra o Saturno FC da Capital Paulista.

1921- Taça Irmãos Realti, em jogo único contra o Athlético Lyra da Capital Paulista.
1921- Taça 77, em melhor de três pontos contra o Democrata FC de Jaú.
1921- Liga Oeste do Estado de São Paulo (Taça Porto Ferreira)
1921- Campeão da Cidade Invicto
1921- Liga Oeste de Futebol, com o segundo quadro (Taça Liga Rioclarense de Futebol)
1922- Taça Independência, em jogo único contra o Flor de Belém da Capital Paulista.
1922- Taça Almeida Prado Junior, em jogo contra o CA Pirassununguense.
1922- Taça Escoteiros, em um jogo contra o Guarani FC de Campinas.
1922- Taça Moraes Barros, em jogo único contra o XV de Piracicaba.
1922- Campeão da Zona Alta Paulista do Campeonato do Interior pela A.P.E.A.
1922- Campeão invicto da cidade
1922- Campeão do Torneio Eliminatório Regional (Taça Fausto Castellano)
1924- Taça Chalé Central, em jogo único contra o São João FC de Jundiaí.
1924- Taça A. Stein e J. F. Duarte, em melhor de três pontos contra o São João FC da vizinha cidade de Piracicaba.
1924- Taça Nicolau Marmo de Rincão doada ao Rio Claro FC, sem entrar em disputa.
1928- Campeão da Zona Paulista do Campeonato do Interior pela LAF

1930- Taça Dr. Irineu Penteado - Rio Claro FC 2x0 Floresta AC de Amparo
1930- Taça Cooperativa da Paulista de Jundiaí, Rio Claro FC 4x2 Paulista FC, em Jundiaí.
1930- Taça Durval Azevedo ao empatar com o Paulista FC em Jundiaí, 0x0.
1931- Campeão da 5ª. Região do Campeonato do Interior pela A.P.E.A.
1933- Campeão do Torneio 24 anos da fundação do Rio Claro FC.
1933- Campeão pela Liga Regional Rioclarense ao lado do Comercial FC de Araras.
1933- Campeão Regional de Futebol no segundo quadro.
1934- Taça Cyro de Mello Pupo
1935- Torneio Início do Campeonato Regional de Futebol
1935- Torneio Início do Campeonato Regional de Futebol, segundo quadro.
1935- Campeão pela Liga Regional Rioclarense (Invicto)
1935- Campeão pela Liga Regional Rioclarense, segundo quadro

1936- Taça John Lewis Jones, vice do torneio início do Campeonato Regional de Futebol.
1936- Campeão pela Liga Regional Rioclarense (Invicto)
1936- Campeão Regional de Futebol pelo segundo quadro ganhando a Taça Fulgor.
1936- Taça Jatubaína, oferta de Pascoal D’Abronzo em melhor de 4 pontos contra a AA Sucrerie da cidade de Piracicaba.
1936- Troféu Petit Parque, ganho pelo Rio Claro FC em concurso de simpatia popular, promovido por esta entidade, entre os dois clubes de Rio Claro.

1937- Taça XV de Novembro em melhor de 4 pontos contra o União Monte Alegre da cidade de Piracicaba
1937- Taça Cervejaria Rio Claro Ltda. em jogo único contra o Centro Acadêmico Oswaldo Cruz da Capital Paulista.
1937- Troféu Circo Jahú por ter sido considerado o clube mais simpático de Rio Claro.
1937- Campeão pela Liga Regional Rioclarense
1937- Campeão Regional de Futebol Invicto pelo segundo quadro.

1939- Campeão em melhor de 4 pontos, recebendo o Troféu Prefeitura Municipal de Rio Claro em jogos contra a A.E. Velo Clube Rioclarense.
1939- Campeão do Torneio Início do Campeonato da Cidade.
1939-Taça Senapeschi, vencendo o Ruy Barbosa da cidade de São Carlos.
1939- Campeão Invicto da Cidade, com 6 jogos e 6 vitórias
1939- Taça Nestor Timoni com o segundo quadro.
1939- Troféu Casa Avenida com o Juvenil quadro A.
1939- Troféu Reynaldo Hunger com o Juvenil quadro B.
1939- Taça Grande Perfumaria Gallo da Capital Paulista com o Juvenil quadro A.

1940- Taça Dr. Francisco Penteado Junior, jogo único contra Ponte Preta de Campinas
1940- Taça Saul Sadcovitz.
1940- Campeão do Torneio Início do Campeonato Municipal de Futebol, 1º. quadro.
1940- Campeão do Torneio Início do Campeonato Municipal de Futebol, 2º quadro.
1940- Campeão Municipal de Futebol Invicto, 1º quadro.
1940- Campeão Municipal de Futebol, 2º quadro.
1940- Taça Restaurante São Bento da Capital Paulista.
1941- Campeão Municipal de Futebol, ganhando a Taça Fulgor, 1º quadro.
1941- Campeão Municipal com o 2º quadro, ganhando a Taça Salvador Mônaco e Filhos.
1942- Festival de Encerramento do Campeonato Municipal de 1941
1942- Campeão Invicto do Campeonato Municipal de Rio Claro, 1º quadro.
1942- Campeão Municipal de Futebol, 2º quadro.
1942- Campeão da 18ª. Região do Camp. do Interior, o primeiro organizado pela FPF
1942- Campeão da Fase Inter-regional do Campeonato do Interior da FPF.
1943- Taça Dr. Getúlio Vargas Filho em jogo único contra o EC Sudam, de São Paulo/SP
1943- Taça Americanópolis, melhor de 4 pontos, jogos contra o Velo Clube
1943- Campeão, 1º quadro, Invicto do Campeonato Municipal.
1943- Campeão, 2º quadro, pelo Campeonato Municipal.
1943- Campeão da 18ª. Região do Campeonato do Interior da FPF
1944- Campeão Municipal de Futebol, 2º quadro.
1944- Torneio Beneficente de Futebol de Rio Claro.
1945- Torneio início do Campeonato Municipal Extra, 1º quadro.
1945- Campeonato Municipal Extra de Futebol, 1º quadro.
1945- Campeonato Municipal Extra, 2º quadro.
1945- Campeão da 18ª. Região do Camp. do Interior da Federação Paulista de Futebol.
1945- Taça Amizade, melhor de 4 pontos contra o EC XV de Novembro de Piracicaba.
1946- Campeão Invicto da 7ª. Região, Zona 1ª. do Camp. Amador do Interior, 1º quadro
1947- Campeão da 7ª. Região, Zona 1ª do Amador do interior, 2º quadro, correspondente ao ano de 1946.
1947- Torneio início do Campeonato da Cidade.
1948- Campeão Amador de Rio Claro, 1º quadro.

1956- Torneio início do Campeonato Amador da Cidade.
1957- Torneio início do Campeonato Amador da Cidade.
1958- Campeão Amador de Rio Claro, 2º quadro.
1958- Super Campeão Amador, competição disputada com os campeões de outras divisões amadoras.
1959- Campeão Amador de Rio Claro.
1959- Super Campeão Amador, competição disputada com os campeões de outras divisões amadoras.

1961- Torneio início do Campeonato Amador.
1963- Campeão Amador de Futebol, 1º quadro.
1963- Campeão Amador de Futebol, 2º quadro.
1964- Campeão Amador de Futebol, 1º quadro.
1967- Torneio Interestadual Profissional de Futebol.
1968-Após o empate em 1x1 com o Paulista FC de Jundiaí em comemoração aos 59 anos de fundação do Rio Claro FC, ficou de posse do Troféu ofertado pela “Associação União dos Motoristas”. O Paulista FC também completou 59 anos de existência nesse ano.

1972- Torneio início do Campeonato Amador de Rio Claro.
1985- Torneio da Amizade realizado no distrito de Tupi, Piracicaba, SP.
1988- Campeão Amador do torneio início do quadrangular Oswaldo Gomes de Araújo.

2002- Taça Vicentina Saraiva, ofertada pela Casa dos Esportes, por ter o Rio Claro FC ganho uma partida e empatado outra com o rival A.E. Velo Clube Rioclarense no campeonato paulista de futebol série B-1 da Federação Paulista de Futebol.
2002- Campeão Paulista da série B-1

Outras Categorias

1940- Taça Reynaldo Hunger com o Juvenil, quadro A.
1940- Taça Martinho Hunger, Juvenil.
1943- Campeão do Torneio Início do Campeonato Juvenil de Futebol de Rio Claro.
1958- Campeão Juvenil de Futebol de Rio Claro, 1º quadro.
1958- Campeão Juvenil de Futebol de Rio Claro, 2º quadro
1964- Campeão do torneio início do Campeonato Juvenil.
1970- Campeão do 1º torneio de Futebol dente de leite de Rio Claro.
1976- Campeão do Campeonato Infantil de Rio Claro, Copa Orestes Armando Giovanni
1976- Campeão Juvenil de Futebol de Rio Claro, taça Edmur Zanotti.
1979- Taça Paulo José da Silva Bocaiúva, por ter sido campeão Infanto-Juvenil de Futebol da cidade de Rio Claro.
1980- Campeão Invicto Infanto-Juvenil, o chamado Dentão em torneio Quadrangular.
1982- Campeão do torneio início Infanto-Juvenil.
1982- Campeão do torneio início Infantil.
1986- Campeão do torneio de aniversário dos estudantes da cidade de Limeira na categoria Dente de Leite.
1988- Campeão Infantil da Copa Oswaldo Gomes de Araújo de futebol.
1998- Campeão do Torneio de Motuca - SP, com o time de futebol feminino.

Vice-campeonatos

1971- Vice-campeão da 3ª. divisão de profissionais pela Fed. Paulista de Futebol
1973- Vice-campeão da 2ª. divisão de profissionais pela Fed. Paulista de Futebol
2001- Vice-campeão paulista da série B-2 pela FPF com direito ao acesso à série B-1
2005- Vice-campeão da Copa FPF ganhou o direito de disputar o Brasileiro da série C
uchoa
uchoa
Admin

Mensagens : 139
Data de inscrição : 10/04/2012
Idade : 60
Localização : https://espotetorcidas.forumbrasil.net

https://espotetorcidas.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos